27 de abril de 2016

Dia do Jornalista é celebrado na Faculdade Social da Bahia

Texto: Newton Soares / Fotos: Manoel Maia

Ser ou não ser jornalista? Eis a questão. Questão que para muitos presentes, já está resolvida. Sim! Nós somos jornalistas, em formação, mas somos. Em ritmo de festa, a Faculdade Social da Bahia (FSBA) celebrou o Dia do Jornalista, comemorado em 07 de abril. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira, 27 de abril, no prédio central da instituição. A área de convivência virou um palco para música, dança e poesia, além da exposição fotográfica com o titulo “Ser Gorda”. As atividades foram realizadas com a participação dos futuros repórteres, produtores, editores, escritores...
Uma rádio ao vivo para os ouvintes, com os locutores Mônica Marques e Marcelo Lima na apresentação, foi o tema central da festa, que prezou pelo entusiasmo e dedicação. A plateia entrou em silêncio para ouvir as poesias de Vanessa Brunt e a declamação de Isaias Beltrão como "Hamlet", do dramaturgo inglês William Shakespeare. A “dupla sertaneja” Caio Henrique e Silas também marcou presença e levou o público ao delírio.
O cantor e aluno da FSBA, Siro Leal, mostra seu talento ao violão. (Foto: Manoel Maia)

A jornalista Aline Valadares abrilhantou mais o evento trazendo sua exposição de fotografia “Ser Gorda”, trabalho de conclusão de curso, e falou-nos um pouco do prazer de participar de um evento que faz referência à clássica associação entre o jornalismo e arte. “O jornalista tem que estar além da profissão. Daí, a importância de um evento com jornalistas e para jornalistas, ter muita música, poemas e outras artes”, pondera.
Exposição "Ser Gorda", da ex-aluna de jornalismo Aline Valadares. (Foto: Manoel Maia) 

E a programação contou também com esporte. As líderes de torcida do Esporte Clube Vitória vieram animar os corações rubro-negros. As garotas, vestidas de amarelo e fervendo em brilhantina, contagiaram os ouvintes da rádio. Entre elas, estavam as estudantes da casa Camila Naiara e Roberta Passos. A plateia marcou presença, interagiu e animou, com destaque para a participação dos ‘ouvintes’, alunos de diversos cursos e em especial da animadíssima professora Margareth Lemos, diretora da instituição.
Líderes de torcida do Vitória, que contam com duas alunas da faculdade, se apresentam no evento. (Foto: Manoel Maia)

A escritora e estudante Vanessa Brunt recitou duas de suas poesias e ressaltou a importância da formação acadêmica para o jornalista. “A academia traz a técnica, a ética e as formas de como nos movimentarmos na sociedade. Eu espero que sejamos mais valorizados como profissionais”, declarou.

JORNALISMO EM NÚMEROS

Segundo pesquisa, publicada em 2013, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), há uma registro de 115 mil jornalistas espalhados por todo o Brasil e existem mais de 316 faculdades de jornalismo no país.
Para Mônica Marques, o Dia do jornalista na Faculdade Social foi uma oportunidade para reafirmar a qualidade do material humano da instituição. E declarou que, além da excelência, “a Social tem essa característica de acolhimento, de sentido de pertencimento, na qual os talentos são valorizados e incentivados sempre”. Empolgado com o evento, o estudante Bruno Ganem fez um apelo à coordenação: “que a promoção do evento aconteça a cada dois meses”, termina, em grande estilo.
Os locutores Mônica Marques e Marcelo Lima, e a coordenadora do curso de jornalismo Bárbara Souza (Foto: Manoel Maia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário