4 de agosto de 2016

Estreia de Salvador nas Olimpíadas tem muita chuva, estádio vazio e goleada

Texto: Filipe Alcantara na cobertura das Olimpíadas 2016

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos só acontece amanhã, às 20 horas, no Maracanã. Porém, tanto ontem, com o futebol feminino, quanto hoje, com o masculino, já houve bola rolando nas 5 cidades fora do Rio de Janeiro que estão sediando partidas da modalidade nas Olimpíadas. Belo Horizonte, Brasília, Manaus, São Paulo e Salvador, a única capital do Nordeste que está recebendo jogos do maior evento esportivo do planeta. A estreia foi nesta quinta, com duas partidas na Fonte Nova.

Na Copa do Mundo de 2014 a capital baiana ficou conhecida por sediar os jogos mais esperados da primeira fase, incluindo grandes potências como Alemanha, França, Espanha, Portugal e Holanda. As seleções não desapontaram e fizeram da Fonte Nova o estádio com a maior média de gols do torneio, o que lhe conferiu a alcunha de “arena das goleadas”. Pelo que aconteceu nos dois jogos de hoje a história tem tudo pra se repetir nessas Olimpíadas.

México e Alemanha, atuais campeões olímpicos e mundiais, respectivamente, e favoritas a brigarem pelo ouro, fizeram uma partida movimentada que terminou em empate de 2 a 2, com destaque para o gol de cabeça do mexicano Oribe Peralta, responsável pelos 2 gols na final olímpica de Londres em 2012, quando o México ganhou o ouro em cima do Brasil, e para Matthias Ginter, zagueiro que é o único do elenco alemão nos Jogos que foi campeão da Copa há dois anos atrás, que também marcou de cabeça na Fonte Nova.
México (de branco) e Alemanha (de preto) duelam na Fonte Nova
O segundo jogo foi entre as seleções de Fiji e Coreia do Sul. Com um público menor em relação à partida anterior, os poucos baianos que permaneceram no estádio viram uma goleada de 8 a 0 para os sul-coreanos, honrando o apelido da Fonte Nova, com direito a 3 gols em 3 minutos. Como manda a tradição “zoeira” dos brasileiros, os torcedores presentes nas arquibancadas resolveram apoiar o time mais fraco, entoando cânticos de incentivo, mesmo sabendo que era muito difícil para Fiji segurar a Coreia (entretanto, o primeiro tempo terminou apenas 1 a 0 para os asiáticos).

O estádio, diferente da Copa do Mundo, não estava cheio. As entradas custaram entre 25 e 100 reais e permitiam assistir aos dois jogos, o primeiro iniciado às 17h e o outro às 20h. A forte chuva que caiu nesta tarde em Salvador talvez tenha afastado os torcedores, que tinham duas opções para chegar à Fonte Nova: linhas de ônibus exclusivas para portadores de ingressos que saíam dos principais shoppings centers da capital; e o metrô, que tem paradas em duas estações próximas ao estádio. Carros, motos e outros veículos não puderam atravessar as barreiras de trânsito impostas no entorno do estádio.

O médico Renato Maurício deixou seu carro estacionado em um shopping e foi de metrô para o jogo. Torcedor do Bahia e com presença frequente na Fonte Nova, ele não quis ficar de fora da primeira Olimpíada realizada na América do Sul. “Essa mística dos Jogos Olímpicos me atraiu. Se aqui em Salvador tivesse outros esportes, eu iria vê-los também. Considerando que só tem futebol, quero aproveitar a chance única de ver esse evento no país, e também o fato do Brasil não ter ganho o ouro no futebol”, conta Renato.

Já o estudante Daniel Barros, 25 anos, faltou à faculdade para prestigiar as partidas. “Comprei esses ingressos antes do sorteio, sem saber quais seleções jogariam aqui. Como sou viciado em futebol, amo esse esporte, não poderia deixar de acompanhar de perto os jogos, apesar de não ter vindo nenhum craque. Até vou ficar para ver Fiji e Coreia do Sul, pra você ver como sou vidrado em futebol”, nos declarou o estudante na chegada ao estádio. Os dois apaixonados pelo esporte prometeram ainda ir para outros jogos. Até o dia 13 de agosto, eles terão algumas oportunidades. Confira abaixo as partidas restantes em Salvador:


·   07 de agosto (domingo) - MASCULINO
13h - Fiji x México
16h - Alemanha x Coreia do Sul

09 de agosto (terça-feira) - FEMININO
16h - Austrália x Zimbábue
19h - Nova Zelândia x França

· 10 de agosto (quarta-feira) - MASCULINO
19h - Japão x Suécia
22h - Brasil x Dinamarca

·12 de agosto (sexta-feira) - FEMININO (QUARTAS-DE-FINAL)
16h - 2º do grupo E x 2º do grupo F

·13 de agosto (sábado) - MASCULINO (QUARTAS-DE-FINAL)
16h - 1º do grupo B x 2º do grupo A

Nenhum comentário:

Postar um comentário