13 de setembro de 2016

Exposição 'Êxodos' está em cartaz na capital do frevo

Texto: Caroline Rodrigues


Após temporada de quase dois meses em Salvador, a exposição “Êxodos”, do fotógrafo mineiro Sebastião Ribeiro Salgado, está cartaz na Caixa Cultural de Recife (Pernambuco). A cidade, conhecida pelo colorido do carnavais e alegria do frevo, recebe as imagens, em preto e branco (PB), que têm como tema a imigração em mais de 40 países, visitados pelo artista ao longo de seis meses. Gratuita, a visita à mostra pode ser feita até o dia 15 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 20h. 

A opção estética de Sebastião Salgado pelo PB tem como propósito a interação com o espectador. Segundo o artista, cada apreciador preenche as imagens com as cores imaginadas, construindo de um jeito único cada cena retratada. O professor doutor em fotografia, Paulo Munhoz, aprecia a escolha de Salgado e diz que, sem as cores, a mensagem trazida pela cena fotografada torna-se mais objetiva e impactante. 

A exposição foi dividida em cinco temáticas principais: Luta pela Terra; Retratos de Crianças; Megacidades; Refugiados e Migrados e,por fim, África. Para cada tema, a exposição conta com um texto introdutório, no qual é apresentado o cenário político-econômico na época do registro fotográfico. As cenas mostram, no geral, a luta pela sobrevivência em situações extremas. Em formato ‘‘portret’’, as imagens das crianças revelam as diferentes faces da infância dos filhos dos imigrantes. Em “Luta pela Terra”, o fotógrafo observou o êxodo de trabalhadores rurais em busca de um lugar, onde pudessem plantar e viver. 

A sessão “Megacidades” exibe fotos de construções improvisadas pelos imigrantes e nítidas alterações paisagistas nas cidades ocupadas por eles. “Refugiados e Migrados” é a sessão, na qual Salgado se dedicou a mostrar as condições de vida e modos de sobrevivência dos migrantes e refugiados. Já em “África”, o fotógrafo mostra comunidades que desafiam o tênue limite entre a vida e a morte, em nome da sobrevivência. Segundo a assessoria de imprensa da Caixa Cultural de Recife, é uma honra sediar a exposição de Salgado e atividades especiais serão realizadas para estimular à visitação.

Abaixo, uma entrevista com o gerente da Caixa Cultural de Recife, Elton Rodrigues, que fala sobre a expectativa de receber a exposição.





Nenhum comentário:

Postar um comentário