16 de maio de 2012

X Semana Acadêmica discute Políticas Públicas e Qualidade de Vida

Última atualização em 29/05/2012, 16:30

Por Décio Calado 

Com o tema “Políticas Públicas e Qualidade de Vida”, a 10ª edição da Semana Acadêmica, produzida pela Faculdade Social entre os dias 4 e 5 de junho, oferece uma programação diversificada, com atividades em várias áreas como saúde, comunicação, direito, pedagogia, entre outras. O evento, que é aberto ao público, contará com as presenças de Marion Terra, mãe do adolescente Lucas Terra e líder do Movimento das Mães da Praça da Piedade; do procurador do município de Salvador Rafael Carreira; e do coordenador da Copa do Mundo em Salvador Leonel Leal.


Segundo o professor Celso Passos Jr., coordenador geral da 10ª edição do evento e do núcleo de extensão da Faculdade Social, “as inscrições estão disputadíssimas”. Ele destaca a grande procura por parte das pessoas fora do ambiente educacional da instituição. Entre os convidados para a abertura oficial, na quinta-feira (4), às 19h no Teatro Isba, estão as professoras Isabela Cardoso Pinto, vice-reitora do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Márcia Esteves de Calazans, psicóloga social, pós-doutorada em Violência, Democracia e Segurança Cidadã, pela USP e UFRGS; e Itana Viana, promotora e coordenadora do grupo de saúde do Ministério Público Estadual.

Durante a semana, será realizado também o II Festival de Música, que premiará as três melhores canções inscritas pelos participantes. As músicas serão julgadas pela comissão composta pela professora Karina Rego, mestre em linguística e literatura; Marcelo Mendes, empresário e produtor musical; Danillo Holzmann, vocalista do grupo Beattitude, banda que ganhou o festival no ano passado; e Mario Rangel, músico profissional e coordenador de comunicação do Isba e da Faculdade Social.

DESTAQUES

Entre as atividades de destaque, estão as palestras sobre Coaching Educacional, que auxilia a descobrir qual profissão escolher, de acordo o perfil comportamental; Bullying na Escola, com discussões, reflexões, sobre o comportamento agressivo dos estudantes, e como é feita a configuração deste ato como uma prática de bullying; um debate sobre o futuro da mídia, com questões e desafios que envolvem a atuação midiática no mercado publicitário brasileiro atual, e o mini curso com técnicas de primeiros socorros.

Há ainda oficinas, comunicações, apresentação de trabalhos, atividades culturais e mesas redondas, todas concentradas na sexta-feira (5). Ludmila Oliveira, aluna do quinto semestre do curso de Psicologia da Faculdade Social, sempre participou das ações oferecidas nas diversas edições da Semana Acadêmica, mas ressalva que ainda há poucas atividades na sua área. A estudante, que se inscreveu na palestra sobre autismo e atualidade, reforça o interesse em novos conhecimentos e temáticas, além da obtenção do certificado com a carga horária.

ENCERRAMENTO

Já José Nilton, estudante do 6° semestre de fisioterapia, que se inscreveu no mini curso sobre análise da marcha, acha as atividades muito proveitosas, “o conteúdo que vemos na parte teórica das aulas é abordado de forma prática, nas oficinas”, diz.

[A reprodução deste texto por outros veículos é permitida, desde que haja a inclusão do crédito de fonte:Décio Calado/ABAN]

Nenhum comentário:

Postar um comentário